domingo, 18 de dezembro de 2011

*Amor X Paixão...

Amor é confiança, respeito, afeto, troca de experiências, conhecimento, amizade. Paixão é ciúme, é dor, é apego desmedido, é sentimento de posse. Confie nas pessoas, plenamente. Não crie expectativas com relação a ninguém. Não há decepção quando se percebe que as pessoas só poderão oferecer aquilo que já possuem em seus espíritos, nada mais. Aqueles que desconfiam dos outros são aqueles que não estão seguros de si mesmos, de suas próprias tendências. Percebas: vemos nos outros o que existe em nós mesmos, o que seríamos capazes de fazer se estivéssemos no lugar do outro. Não sintas ciúmes de ninguém. O ciúme não é amor, é um sentimento de posse infundada e irracional. Ames, não loucamente, não desvairadamente, mas mansamente, docemente, te embevecendo, te alegrando o espírito, te deleitando, como quem contempla um lago plácido, como quem se deixa embeber na aprazível luz do sol, no arrebol, ao alvorecer. Quando disseres a alguém "Eu te amo" não esperes por resposta. O "Eu te amo" é uma afirmativa e como tal não necessita de resposta. Não digas "Eu te amo" esperando um "Eu te amo também", para que somente assim possas sentir-te feliz. Se disseres a alguém "Eu te amo" e isso alegrar o teu espírito, embebê-lo na luz, e não esperares nada em troca, saberás que realmente amas alguém. Muitas vezes paramos para refletir sobre um relacionamento, se o que estamos sentindo é paixão ou realmente amor. Pois, muitas pessoas dizem que esses sentimentos são totalmente diferentes, outras já preferem afirmar que eles se completam, e há ainda aquelas que acham que um é o resultado do outro.
Vamos então saber a diferença entre esses dois sentimentos tão intensos e maravilhosos, segundo alguns conceitos.
De acordo com pessoas que viveram relacionamentos intensos e tiveram diversas experiências no campo amoroso a paixão é euforia, súbita, loucura, é como um vendaval que chega agressivamente e destrói tudo a sua volta. É um sentimento que chega com mais intensidade e se acaba mais rapidamente. Já o amor é duradouro, chega com calma, cresce de maneira progressiva, como uma brisa. Enquanto que na paixão pode haver dúvidas e dor, no amor há saúde e certeza do sentimento. No amor as pessoas são cúmplices, cuidadosas umas com as outras, já a paixão é totalmente egocêntrica e escandalosa. O amor é o fato de aceitar a outra pessoa com os seus devidos defeitos, aceitar que somos diferentes uns dos outros, e conviver bem com essas diferenças, já que realmente o que atrai um casal é o que um tem e o outro não.
Sem duvida nenhuma que o amor é um sentimento mais concreto, mais estável e duradouro, mas a paixão também tem seus pontos positivos, e cá pra nós que é muito bom também viver  uma paixão arrebatadora, e quem sabe ela não possa se transformar em um amor verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário