segunda-feira, 28 de agosto de 2017

''Samuel (nome de Deus). Nome de três homens do Antigo Testamento:
1-Representante da tribo de Simeão na divisão da terra de Canaã(Números 34:20).
2-Um dos descendentes de Tola (1 Crônicas 7:2).
3-O mais antigo dos grandes profetas hebreus(depois de Moisés) e último juiz de Israel. Comandou o povo contra os opressores filisteus. Já idoso, Samuel ungiu Saul como primeiro rei de Israel, e depois ungiu Davi como seu sucessor no trono. Samuel é reconhecido como um dos maiores líderes de Israel (Jeremias 15:1; Hebreus 11:32). O Nascimento de Samuel revela a grande fé de sua mãe (1 Samuel 1:2-22; 2:1). Como não conseguia ter filhos, Ana orou fervorosamente ao Senhor pedindo-lhe que a fizesse conceber, e prometeu que, se Deus lhe desse um menino, ele seria um ''Nazireu'' (1 Samuel 1:11) inteiramente  dedicado ao serviço do Senhor. Passado algum tempo, nasceu Samuel em resposta á oração de Ana.
Ana honrou sua promessa de dedicar seu filho ao serviço do Senhor. Ele era ainda uma criança quando foi morar com o sacerdote Eli, que ensinou ao menino os deveres do sacerdote. Foi ali que Samuel ouviu o chamado de Deus para que servisse como sacerdote e profeta de Israel (1 Samuel 3: 1-20). Após a morte de Eli, Samuel tornou-se juiz de Israel numa cerimônia em Mispa (1 Samuel 7). Este evento quase acabou em desastre por causa de um ataque dos filisteus, mas o Senhor interveio, mandando uma tempestade que desbaratou os inimigos e confirmou Samuel como homem de Deus. O devotado Samuel erigiu uma pedra memorial e a chamou de ''Ebenézer'', que significa ''Pedra de Ajuda'', declarando: ''Até aqui nos ajudou o Senhor'' (1 Samuel 7:12). No início de seu ministério, Samuel atuou como juiz itinerante. Embora morasse em Ramá, ele fazia um circuíto anual pelas cidades de Betel, Gilgal e Mispa. Na pessoa de Samuel, o juiz tornou-se mais do que apenas um líder militar levantado por Deus para socorrer a nação em tempos de crise. Samuel tornou-se um juiz com cargo de liderança permanente- função próxima á de um rei.
Entretanto chegou um momento em que Israel clamou por um rei como os das nações vizinhas (1 Samuel 8:5). Samuel porém relutou em atender a esse pedido, pois, para ele, isso representava a rejeição dos longos anos de serviço santo que prestara ao do povo. Além disso, ele sabia muito bem dos males que acompanhavam o estabelecimento de uma casa real. Mas o Senhor o ajudou a ver o verdadeiro significado da questão: ''Atende á voz do povo em tudo quanto te diz,  pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para Eu não reinar sobre ele'' (1 Samuel 8:7).
O Homem a quem Samuel ungiu revelou-se um fracasso. Saul boa aparência, era alto e simpático. Mas seu caráter tinha um grave defeito, que acabou provocando sua ruína. Ele desobedeceu a Deus, tomando despojos numa batalha e fazendo um prisioneiro, embora Deus tivesse ordenado a completa destruição de tudo, sem poupar nenhum ser vivo (1 Samuel 15: 18-26). O orgulho de Saul e o ciúme  doentio que tinha de Davi também o levaram a sérios erros de julgamento.

Tendo rejeitado a Saul como rei,  Deus enviou Samuel para dar-lhe a triste notícia (1 Samuel 15:10-35). Samuel foi fiel no pronunciamento das duras palavras de rejeição do Senhor. Embora não tenha mantido nenhum contato posterior com Saul, Samuel entristeceu-se por ele e pela morte de um sonho (1 Samuel 15:35). Depois disso, Deus enviou Samuel a Belém á casa de Jessé, para ungir o jovem Davi como legítimo rei sobre seu povo (1 Samuel 16:1-13). Além de seu trabalho como Juiz, profeta e sacerdote, Samuel é tradicionalmente apontado como o autor dos livros chamados Primeiro e Segundo Samuel. Ele pode ter escrito a maior parte do material contido em 1 Samuel durante os anos iniciais do reinado de Saul. Depois da morte de Samuel ( 1 Samuel 25:1), os livros foram completados por um escritor desconhecido, talvez Abiatar, sacerdote que serviu durante o reinado de Davi. Samuel foi enterrado em Ramá, onde morava, e toda a nação lamentou sua morte (1 Samuel 25:1; 28:3). Porém, ele ainda tinha mais uma mensagem a entregar. Após sua morte, Saul foi consultar uma médium em En-Dor (1 Samuel 28). A adivinhadora transmitiu a Saul  do uma mensagem do espírito de Samuel: ''O Senhor te desamparou e se fez teu inimigo''(1 Samuel 28:16). Mesmo do túmulo, Samuel ainda falava a Palavra de Deus! Sob vários aspectos,  Samuel aponta para a pessoa do Salvador, O Senhor Jesus Cristo. Na história de Seu nascimento, podemos ver a intervenção direta da mão de Deus. Em seu ministério como juiz, profeta e sacerdote, Samuel prefigura o ministério do Senhor, bem como a obra daquele que anunciava sua vinda, João Batista. Assim como Samuel marcou Davi como homem de Deus, João Batista indicou que Jesus era o Salvador.''(Eliene)

Nenhum comentário:

Postar um comentário