segunda-feira, 28 de agosto de 2017

''A oração diária ensinada por um rabino judeu do século 2 continha três agradecimentos: 'Louvado seja Deus porque não me criou pagão, mulher ou ignorante!' O evangelista Mateus apresenta a história uma mulher com estas características odiadas pelos religiosos judeus da época. Ela, no entanto, recebeu elogios de Jesus, e eles, duras críticas.
Jesus partiu para a região de Tiro e Sidom a fim de descansar (Mateus 7:24). Mas uma mulher cananeia, descendentes dos antigos inimigos dos judeus, soube de sua presença e correu ao encontro de Jesus, suplicando ajuda para a filha, que sofria de possessão demoníaca. Surpreendentemente, Jesus ignorou o pedido desesperado dela (Mateus 15:21-23; cf. 8:16-17; 9:35). Mas a fé da mulher era persistente, e ela continuou clamando.

Cansados e incomodados com os gritos, os discípulos pediram a Jesus que atendesse o pedido da mulher, a fim de se verem livres dela. O Mestre, porém, negou a solicitação e lhes explicou que fora enviado primeiramente ao povo de Israel, não querendo perder o foco da missão. Ele ilustrou isso com a figura de um pai responsável que alimenta os filhos em vez de lançar a comida deles aos cães de estimação. Nesse momento, a mulher pagã demonstrou fé ousada e humildade profunda, pedindo ao Senhor que não lhe desse a comida dos filhos, mas que estendesse a Sua bênção sobre ela, assim como os cachorrinhos comiam as migalhas que caíam da mesa dos donos. Tocado pela atitude da mulher, Jesus elogiou sua fé e lhe concedeu o pedido, libertando a filha do poder do maligno que a atormentava (Mateus 15:23-28; Marcos 7:30). Muito aprendo com esta história. A mulher siro-fenícia é um exemplo de dependência persistente e adoração sincera a Jesus. Muitas vezes, quando não recebemos uma resposta imediata de Deus ás orações, recorremos aos recursos aá nossa disposição, deixando de permanecer com os olhos em Cristo como O único capaz de dar a direção e a solução para os dilemas que enfrentamos. É preciso crer e depender."(Eliene)

Nenhum comentário:

Postar um comentário