quarta-feira, 24 de maio de 2017


''O capitalismo moderno tem levado as pessoas a valorizar mais o ter que o ser. Acostumamos com coisas descartáveis, mas continuamos querendo novos produtos que substituam o antigo. Esta é a lógica da máquina do consumo: cada vez mais. Por esta causa devemos aprender a nos desapegar dos bens materiais. Isso não significa que não devamos ter nada e sim que estejamos livres tendo tudo. Dois exemplos de renúncia material são:
Levi chamado de Mateus, o evangelista que deixou até seu dinheiro na coletoria de impostos para seguir Jesus e depois ainda ofereceu um banquete para o Mestre (Lucas 5.27-29). A partir daquele encontro com Jesus, Levi encontrou uma riqueza ainda maior que o dinheiro que coletava.
Eliseu, o profeta que ao ser chamado para dar continuidade ao ministério de Eliseu, estava lavrando a terra com doze jutas de bois e como um ato de fé sacrificou os bois e queimou os carros (I Reis 19.19-21). Uma boa forma de renúncia material é aprender a doar. Quando presenteamos alguém estamos nos dizendo que a pessoa vale mais que o que temos. Fazer doações também é importante como atitude de gratidão por tudo que temos. Ao ofertar estamos nos libertando daquilo que entregamos. Entretanto, tudo isso deve ser feito sem querer receber nada em troca. A restituição é a consequência da renúncia e não a causa ou motivação.
Consegues tu renunciar coisas materiais?

Não se prenda a nada material!''

Nenhum comentário:

Postar um comentário