''A história de Rute fala de uma Mulher amável e leal, bem como da providência oculta de Deus, que faz tudo cooperar para o bem daqueles que O amam(Romanos 8:28). Essa narrativa, integrante da história que leva até O Messias, começa com tristeza, mas tem um final feliz.
Rute viveu durante o período turbulento dos juízes. Moabita, casou-se com um israelita de Belém quando a família deste estava em Moabe. Todos os homens desta família morreram em Moabe e deixaram três viúvas: Rute, sua sogra, Noemi, e sua cunhada, Orfa. Quando Noemi resolveu voltar para Belém, Rute a acompanhou. A declaração de amor, lealdade e fé nO Senhor(O Deus de Noemi) feita por Rute é singular(Rute 1:16-17).
Como Noemi imaginara, ela e a nora enfrentaram dificuldade em Belém. Mas Rute, por iniciativa própria, tomou providências para que ela e Noemi não passassem fome; para isso, dedicou-se ao trabalho árduo e arriscado de respigar em campos de cereais(Rute 2:2). Rute agiu com recato, graça e cortesia, mas também com determinação, propósito e persistência.
Incentivada por Noemi, Rute pediu a Boaz, o rico proprietário dos campos nos quais ela costumava respigar, que se casasse com ela e agisse como parente resgatador(Rute 3:9). Com isso, Rute demonstrou lealdade por sua família(Rute 3:10). De fato, o cuidado generoso e diligente de Rute por Noemi e sua família é um dos temas principais deste Livro. Diante desta proposta, Boaz chamou Rute ''Mulher Virtuosa'' (Rute 3:11); sem dúvida, ela personificava as caracteristíca de uma esposa competente e cheia de virtudes.
Boaz resolveu as questões legais e se casou com Rute. A narrativa termina com a notícia do nascimento de seu filho, Obede. Esse final evidencia um propósito importante do Livro. Obede veio a ser avô do rei Davi. No Novo Testamento, Rute aparece apenas entre cinco mulheres mencionadas na genealogia de Jesus Cristo(Mateus 1:5). A fidelidade de Rute e de Boaz na vida diária teve repercussões eternas, pois Deus realizou Seu propósito por meio deles. Medite em Toda esta história, assim como, em Toda a Palavra de Deus.''(Bíblia Sagrada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário