''VIGIEMOS COM O JULGAMENTO.
A Leitura hoje é Tiago 4.11-12.
Certo dia, duas pessoas conversavam sobre outras que compravam fiado alimentos na cantina da igreja e não pagavam por eles. Havia uma que devia desde a última venda realizada e que, além de não pagar, saía de fininho sem ao menos cumprimentar ninguém toda vez que o dirigente avisava sobre a necessidade de quitação. Outra, desde o dia que fizera sua compra, há quase dois meses, não aparecera mais na igreja. E mesmo sem terem seus nomes mencionados, entraram para a lista dos ''caloteiros''.
No dia seguinte a esta conversa, procurei uma destas pessoas que foram chamadas de ''caloteiras''(a que saía de fininho). Eu sabia que até então ela sempre pagara em dia os lanches adquiridos na cantina. Talvez estivesse desempregada ou com alguma outra dificuldade. Soube que, entre outras coisas, ela necessitava de óculos, pois nem a Bíblia tinha como ler. Quanto á outra, que há quase dois meses não aparecia nas programações da igreja - fugindo da dívida, segundo alguns imaginavam - soube nesse mesmo período que estava com a saúde abalada e sem condições de andar.
Temos forte tendência a ''achar'' isso ou aquilo sobre as pessoas e situações. E o pior, baseados nos ''achismos.'' Muitos criticam, julgam e condenam, sem sequer ter o interesse de saber o que houve, o porque de tal situação. Esquecemos que Jesus disse:''Não julguem, para que não sejam julgados. Da mesma forma que julgarem, serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para vos medir''(Mateus 7:1-2).
Em vez de criticar e fofocar, devemos estender nossas mãos para ajudar o nosso próximo a se erguer e caminhar, oferecendo a ele algo que possa reverter a situação pela qual está passando. Precisamos exercitar mais o amor, a tolerância, a misericórdia, e menos língua a nossa língua felina e muitas vezes mortífera, como diz Tiago, está cheia de veneno(Tiago 3:8).
(Extraído)
Nenhum comentário:
Postar um comentário