domingo, 30 de outubro de 2011

*Entregue Teu Trabalho a Deus...





"E Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra de nossas mãos; sim, confirma a obra de nossas mãos"(Salmos 90:17).


O que tua lista de "coisas para fazer" contempla hoje? Conseguir um emprego, limpar a casa, cuidar de alguém? Você ás vezes sente-se como se estivesse sempre ocupado(a), sempre em atividade, mas no fim do dia fica imaginando se fez tudo que deveria ter feito? E quanto ao trabalho? Pede regularmente a Deus que o abençoe?
O Salmista reconheceu que as pessoas "são como a erva que cresce de madrugada; de madrugada cresce e floresce; a tarde corta-se e seca"(Salmos 90:5-6).
Nossos dias são literalmente contados(Salmos 90: 9-10-11). A lembrança de nossa mortalidade reforça a necessidade de entregar a Deus as tarefas e pedir-lhe que as abençoe. Devemos adquirir o hábito de, ao acordar, entregar nosso  dia ao Senhor. Depois pedir-lhe ajuda para realizar as tarefas e agradecer por capacitar-nos a desempenhar tudo a contento. "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará"(I Tessalonicenses 5:24).
Quando agradecemos a Deus e lhe entregamos o controle de tudo o que fazemos, até os mínimos detalhes do nosso dia, como certeza, Ele nos orientará. Não sou eu que digo..É sua Palavra. "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente, serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e Ele concederá o desejo do teu coração. Entrega teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará. E Ele fará sobressair a sua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio dia"(Salmos 37: 3-4-5-6).

*Salmos 125...





"A SEGURANÇA  DAQUELE QUE CONFIA EM DEUS..."


Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
Como estão os montes á roda de Jerusalém, assim o Senhor está  em volta do seu povo, desde agora e para sempre. Por que o cetro da impiedade  não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda á mão a iniquidade.
Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração. Quanto áqueles que se desviam para os seus caminhos  tortuosos, levá-los-á o Senhor com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.

sábado, 29 de outubro de 2011

*Deus Ouve Quando Tu Chama Por Ele...


"Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que lhe é querido; o Senhor ouvirá quando eu clamar a Ele"(Salmos 4:3).
Salmos é um dos livros mais encorajadores de toda a Escritura. Não há emoção que possamos experimentar, entusiasmo ou depressão, culpa ou alegria,  que não encontremos primeiramente expressa em Salmos. Trata-se do antigo hinário dos israelitas, cujos 150 Salmos combinam oração, poesia e louvor. Quando não souber o que dizer a Deus, ore usando os textos deste livro! 
Sempre que sentir-se desesperado para saber se Deus está perto e ouvindo suas orações, e se vai responder-lhe, leia novamente o capitulo 4:3. Lembre-se de que Deus ouve as orações dos piedosos. O termo hebraico para piedoso é muitas vezes traduzido como "santo". Deus nos vê como santos, e Ele nos separou para si.
Se você aceitou Cristo como seu Salvador, é santo(a),  um(a) filho(a) de Deus, separado(a) para a glória do Senhor(Romanos 8:16-17). No entanto, embora saibamos que Deus nos vê desse modo, há ocasiões em que  não nos sentimos próximos dEle. Tempos em  o Senhor parece muito distante e nossas orações parecem não passar do teto.
Pode parecer,  por vários motivos, que nossas orações ficaram sem resposta. Talvez Deus esteja apenas respondendo-nos que devemos esperar. É possível que algum pecado em nossa vida, esteja interrompendo a nossa comunicação com Ele, Isaías escreveu: "Mas as vossa iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça"(Isaías 59:2). Devemos certificar-nos que nada em nossa vida esteja servindo de barreira entre nós e Deus.
Coragem! Como filhos de Deus Ele vai ouvir-nos. Mantenhamo-nos sempre próximos do Senhor e Ele promete ouvir nosso clamor.

*Salmos 124...




"SÓ DEUS PODE LIVRAR O SEU POVO..."


Se não fora o Senhor que esteve ao nosso lado, ora, diga Israel. Se não fora o Senhor que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, eles então, nos teriam engolidos vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós, então, as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma. Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes.
A nossa alma escapou, como um pássaro do laço do passarinheiro; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
O nosso socorro está em nome do Senhor, que fez o céu e a terra.

*Salmos 123...




"A ORAÇÃO DO CRENTE DESPREZADO..."


Para ti que habitas nos céus, levanto  os meus olhos. Eis que os olhos dos servos atentam para as mãos do seu Senhor, e os olhos da serva, para as mãos da sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o Senhor nosso Deus, até que tenha piedade de nós.
Tem piedade de nós, ó Senhor, tem piedade de nós, pois estamos assaz fartos de desprezo. A nossa alma está sobremodo farta da zombaria daqueles que estão á sua vontade e do desprezo dos soberbos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

*Salmos 122




"ORAÇÃO PARA QUE A PAZ DE JERUSALÉM CONTINUE..."


"Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor!
 Os nossos pés estão estão dentro de tuas portas, ó Jerusalém.
 Jerusalém que está edificada como uma cidade bem sólida, aonde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunhos de Israel, para darem graças ao nome do Senhor, pois ali estão ps tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.
Orai pela paz em Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro  dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: haja paz em ti! Por causa da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

*Avaliando o Amor de Deus...



Ainda cometemos o erro de enxergar, nos relacionar e de pensar em Deus como se fosse homem. Ou seja: avaliamos Deus pelos mesmos critérios que nos auto avaliamos e avaliamos o próximo. Daí, cometemos o grande erro: Deus não é homem!
O Evangelho segundo João, no capítulo onze, narra uma das histórias mais interessantes de toda Bíblia: a história de morte e ressurreição de Lázaro. Mais uma vez quero usar essa história como exemplo para nossa meditação.
Esta narrativa da ressurreição de Lázaro é surpreendente pelo fato de afirmar que Jesus amava Lázaro (verso 5), mas mesmo assim Lázaro adoeceu até morrer, e morrer até apodrecer, sem isto ter anulado o amor de Deus por ele. Isto por que:
Não se avalia o amor de Deus pela sua prontidão em nos atender - Jesus fica dois dias no mesmo lugar depois da notícia de que seu amigo e homem que amava, estava enfermo (verso 6). Quando resolve ir ao encontro do objeto de seu amor ainda demora-se até perfazer quatro dias em que Lázaro estava morto. Na declaração de Marta ele estava mais do que atrasado.
Nisto aprendemos que Deus nos ama sem pressa de nos atender. Não podemos avaliar seu amor pela prontidão de atendimento as nossas necessidades. Como disse certa vez a Pra. Joyce Meyer: “Eu tenho pressa; Deus não!”
Não se avalia o amor de Deus pelo processo circunstancial da vida - O Lázaro que estava são, ficou doente; que estava doente, ficou mais doente; que estava mais doente, morreu. Este processo degenerativo da saúde e condição de Lázaro não anulou o amor de Jesus por ele.
Por tal razão não podemos acreditar que por conta dos processos de dores que enfrentamos na vida, por eles podemos medir o amor divino por nós. Deus nos ama apesar da dor!

Descrição: Descrição: lazaro.jpgNão se avalia o amor de Deus pela necessidade dele "provar" pela reversão do irreversível que Ele nos ama - É dito no texto que Jesus ressuscita Lázaro não por Lázaro, mas “apenas para que os homens cressem” em Jesus e no seu amor (verso 42). Lázaro não precisava de provas do amor de Deus.
A despeito da nossa incapacidade de avaliar, sentir e detectar o amor de Deus por nós temos no texto da ressurreição de Lázaro algumas indicações de como podemos detectar de modo prático este grande amor de Deus por nós. Se não, vejamos:
Avalia-se o amor de Deus pela incondicionalidade deste amor - Jesus amava Lázaro vivo, doente, morto e podre de morto. O amor de Deus por nós é incondicional. Até mesmo os que não crêem neste amor ou o rejeitam, não deixam de ser amados por Ele. Isto porque Deus é amor e não pode negar a si mesmo. É dito por João, a respeito de Judas Iscariotes, que Jesus o amou até o fim. Parece inacreditável, mas é a verdade de Deus pra nós. Ele ama os traidores, os negadores e a toda sorte de pecadores.
Avalia-se o amor de Deus pela transponibilidade deste amor - Quando o texto diz que Jesus amava Lázaro ainda doente e depois de morto se diz que ele o amava, entende-se que o amor de Deus transcende a morte. É o que Paulo declara em Romanos: "nada nos separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus" (Romanos 8:39).

Em outras palavras, o amor de Deus transpõe a eternidade. Por isso a declaração paulina de que “quer vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Romanos 14:8). O amor de Deus transpõe adversidades, enfermidades, tribulações, perseguições e qualquer outra coisa que posso intervir no caminho daquele que anda por fé no caminho do amor de Deus.
Avalia-se o amor de Deus pela indestrutibilidade deste amor - Nada pode nos separar deste amor! Aleluia! Nada pode anular este amor! Glória a Deus! Nada! Absolutamente nada! Graças a Deus pelo seu amor em Cristo Jesus.
Ou cremos nisso ou deixamos de dizer que somos discípulos de Jesus. Pois os discípulos de Jesus crêem em seu Mestre incondicionalmente. Quem crê em Jesus, não duvida do amor de Deus. Quem crê em Jesus, não se sente abandonado por ele. Quem crê em Jesus, vive conforme as certezas advindas desse amor.
Se você crê em Jesus também crerá no amor de Deus.
Deus te abençoe!

Sérgio Müller

*Cada um Tem Seu Brilho...



Deus nos fez perfeitos e cada um com sua missão e função. Ele criou Homem/Mulher, para que um completasse o outro, e não para que um fosse maior ou melhor que o outro.
É comum lermos um texto onde compara-se o Homem com a Mulher e vice-versa. Acho engraçado, e ao mesmo tempo interessante, como de tudo tira-se proveito. Quando Deus criou o Homem, Ele para algumas coisas o preparou, assim, como a mulher. A pouco li um texto em que exaltava as qualidades da Mulher, mas, no sentido de denegrir o Homem. Ora. Se formos assim pensar, então o mais privilegiado, seria o Homem, afinal, ele fora criado primeiro. Mas, Deus não fez isso. Não o valorizou mais. Deus deu a mesma capacidade a todos. Somente com definições específicas para cada um. O Homem tem o seu papel na vida da mulher e da família, e por sua vez, a mulher também o seu. Cada um no seu espaço, cada um na sua função. Se o Homem não pode gerar um filho e com ele permanecer por 9 meses em sua barriga...!! É por que Deus não lhe capacitara para tanto. Uma vez que se a mulher o faz, Deus assim, a capacitou.Cada ser tem seu mérito, suas qualidades, suas virtudes, assim, como defeitos também. O fato da Mulher ser Mãe, por 9 meses carregar uma criança dentro de si, ela precisou que o seu Homem a ajudasse esse sonho realizar, e se não foi o seu, fora de alguém, mas, precisou do sexo oposto para tanto. Sozinha, ela não seria a tal homenageada Mãe. Ela sozinha, não teria esse privilégio, pois, o mérito de conseguir passar por isso, é de Deus, que a fez para viver e a capacitou este momento lindo, mágico, especial e único na vida de uma Mulher, mais que torna o Homem também muito especial. O mérito da Mulher ser capaz de agregar várias funções, Mãe, dona de casa, e ainda trabalhar fora...É de Deus. Ele nos mantem firmes e fortes e nos sustém. Se ela sangra todos os meses, é porque Deus assim a fez e não ao Homem. Cada um no seu habitat, cada um no seu papel. Do outro lado, o Homem por sua vez, ficara com os serviços mais braçais, brutais, e muitas vezes menos reconhecido, isso, não faz dele melhor, nem pior,  mas, no entanto, tudo deve ser como Deus planejou para cada ser. Um não tem mais mérito que o outro. Da mesma forma que há excelente Mães, que cuidam, protegem, educam, dariam sua própria vida pela do seu filho...Há aquela que passa pelo mesmo prazer dos 9 meses, carrega-o e o joga fora, entrega-o a outro, deita-o em um cesto de lixo, a beira de um córrego, enfim, não sente este prazer, não vê essa beleza. E como há o pai que não cuida, não quer saber do próprio filho que ele ajudou, contribuiu na formação, há os que são chamados de Pãe...São Pai e Mãe, cuidam igual, mais, ou melhor que algumas Mães. Cuidam de filhos, casa e ainda Então, Deus fizera tudo certo. Cada um com suas limitações, com suas funções. Não vamos desmerecer nenhum, nem outro, e nem enaltecer um mais que o outro. Deus tem o maior mérito em tudo, pois, Ele  nos criou e nos capacitou. Fez-nos fortes, corajosos, destemidos, mas, com limitações. Não podemos esquecer isso, nunca!! Somos seres limitados. Somo seres especiais e importantes de igual forma. Não é a Mulher mais especial para Deus por ela ser Mãe, e nem o Homem por ser ele o pai, afinal, quem dá a vida é Ele. Quem dá o sopro de vida é Ele. Quem mantém e  sustém, é Ele. Quem dar todas as condições da mulher ser esta guerreira, suportar coisas que na visão humana o Homem não suportaria, é por que não fora para isso que Deus o capacitou. Que possamos ter a consciência, que cada um de nós, somos importantes em nossa função, em nosso espaço. Cada ser é único, não há melhor ou pior para Deus...O que há  são pessoas que sobressaem mais que a outra, que alcança mais alto, que chega mais rápido, que suporta mais coisas, mas, por que assim deve ser, assim Deus quis e permitiu. A Ele todo mérito, toda honra, toda glória, o domínio e o reconhecimento que Ele criou cada ser para ser o que é. Homem e Mulher!! Seja você mesmo...Faça o seu melhor em tudo, mais, não espere recompensa. Faça por amor, por prazer, por que você pode, Deus te capacitou.

*Salmos 121





"DEUS É GUARDA FIEL DO SEU POVO..."


"Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra á tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre."

terça-feira, 25 de outubro de 2011

*Lembre a Bondade de Deus nos Momentos Difíceis...




Pense em algumas das coisas mais bonitas que você já viu. Seria uma cachoeira? O sorriso de um ente querido? Um lago cristalino? Uma pintura? O rosto de um bebê? Uma jóia deslumbrante? Um ato de amor para com alguém? Então, pegue tudo que já lhe causou profunda emoção por sua beleza, reúna todos esses momentos e terá apenas um fragmento mínimo da beleza do Senhor. É difícil imaginar.
Davi disse: "Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei, que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu Templo(Salmos 27:4).
Acima de tudo, Davi queria contemplar o esplendor, o brilho, a santidade, a bondade e a glória de Deus, e permanecer junto dEle para sempre. Não é exatamente isso, que nós desejamos?  Tudo que Deus É, não é apenas belo, mas  bom. Ao refletir sobre a bondade do Senhor no que pensa? Perfeição? Pureza? Grandeza? Santidade? Amor? Graça? Misericórdia? A mente é incapaz de compreender. Sabemos que Deus é bom, mas esquecemos quão bom Ele é. Quando somos feridos, normalmente deixamos de lembrar que Ele é um Deus bom. Começamos a duvidar e imaginar..."Se Deus é bom, por que deixou isso acontecer...?" Esquecemos que Deus é bom, mesmo quando as coisas são más. Davi disse: "Tu és o meu Senhor, não tenho outro bem além de ti"(Salmos 16:2). A Bíblia diz: "Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado  o homem que nEle confia"(Salmos 34:8).
Nos momentos difíceis podemos duvidar que Deus seja realmente bom porque,  exemplo da beleza, sua bondade é maior do que podemos imaginar. A mente é incapaz de entender sua dimensão e profundidade. Eis a razão por que, ao enfrentar dificuldades, temos de trazer á memória a bondade de Deus. Um dos meios de manter na lembrança a bondade de Deus é a leitura da Palavra. "Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, abundante em benignidade para com todo os que te invocam"(Salmos 86:5). Sua misericórdia que Ele tem compaixão de nós. Sua graça, que Ele nos dá o que não merecemos. Sua misericórdia e graça, são sinais de sua bondade. Esta, um sinal de seu surpreendente amor,. E deveríamos amar isso nEle. Outra maneira de  aprender a confiar sem reservas, e que Deus é bom, é louvá-lo por sua bondade, independentemente das circunstâncias. Com isso, se abrirão os canais que derramam em nosso coração esse aspecto particular de sua natureza. Ao orar desse modo, vamos ficar espantados como Deus abrirá nossos olhos par vermos o que antes não percebemos. O Senhor fez, ou está fazendo muitas coisas boas pelas quais nem sequer pensamos em dar-lhe créditos. Não as vemos ou as ignoramos. Quanto mais louvarmos a Deus por sua bondade, tanto mais veremos veremos veremos manifestada em nossa vida. Por causa de Jesus, podemos experimentar a bondade de Deus sempre que o buscamos e o adoramos. Isso é Maravilhoso. Deus nos abençoe.

*Salmos 120...

 


"O Salmista Ora Para Que Seja Livre do Mentiroso e do Enganador."


"Na minha angústia clamei ao Senhor e Ele me ouviu. Senhor, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te dará, ou  que te acrescentará a língua enganadora? Flechas Agudas do valente, com brasas vivas de zimbro. 
Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar. A minha alma bastante tempo habitou com os que detestam a paz. 
Pacífico sou, mas, em eu falando, já eles  estão em guerra."

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

*Sonhe...


Um dia agente desperta, e descobre que alguns sonhos deixaram de existir. Já não são tão importantes, como pensávamos que fossem. Conhecemos alguém, acreditamos ser o Ser que nos fará feliz por toda uma vida...Que sem este Ser, a vida não terá o menor sentido, a alegria não terá o menor sabor, e que a felicidade já não existirá. Enganamo-nos, quando assim pensamos ou agimos. A vida é muito mais que isso. Ela é muito mais que depender de uma única pessoa. O Amor por sua vez, não age assim. Ele é centrado, sensato, maduro, adulto, real, verdadeiro e sincero. Ele não fantasia. Ele não faz dependente. Ele faz com que sonhos encontrem-se e queiram realizar-se, com vontades e desejos sejam partilhados, com a felicidade seja dividida, compartilhada, seja somada. Nada que fere, magoa, causa dano, faz bem á nossa  vida e ao nosso ser...Por isso, não entregue tua vida, tua alegria, teus sonhos, tua felicidade nas mãos de outra pessoa. Não dê méritos a quem não os tem. Tua vida é única. Teu Amor vem do coração de Deus. Por isso, seja você sempre em qualquer situação ou circunstância. Nada, nem ninguém, merece o sacrifício de tua vida. Teus sonhos não podem ser frustrados por que alguém, não quis sonhar contigo. Sonhe...Idealize...Acredite...Realize...Seja feliz! A vida é uma só...Não há outro capítulo, depois de encerrada a  página.

*Para Viver Um Grande Amor...


Para viver um grande Amor... É preciso abrir todas as portas que te fecham o coração. Quebrar barreiras construídas ao longo do tempo, por amores do passado que foram em vão... É preciso muita renúncia em ser e mudança no pensar. É não esquecer que ninguém vem perfeito para nós! É preciso ver o outro com os olhos da alma e se deixar cativar! É preciso renunciar ao que não agrada ao seu amor... para que se moldem um ao outro como se molda uma escultura! Aparando as arestas que podem machucar. É como lapidar um diamante bruto... para fazê-lo brilhar! E quando decidires que chegou a tua hora de amar, lembra-te que é preciso haver identificação de almas! De gostos, de gestos, de pele no modo de sentir e pensar! Para viver um grande Amor... É preciso ver a luz iluminar sua aura, dando uma chance para que o amor te encontre! Na suavidade morna de uma noite calma. É preciso se entregar de corpo e alma! É preciso ter dentro do coração um sonho: que se acalenta no desejo de amar e ser amada! É preciso conhecer no outro o ser tão procurado! É preciso conquistar e se deixar seduzir... entrar no jogo da sedução e deixar fluir! Amar com emoção para saber sentir, a sensação do momento em que o amor te devora! E quando você estiver vivendo no clímax dessa paixão, que sinta que essa foi a melhor das tuas escolhas! Que foi teu grande desafio... e o passo mais acertado, de todos os caminhos da tua vida trilhado! Mas se assim não for! que nunca te arrependas pelo amor dado! Faz parte da vida arriscar-se por um sonho... por que se não fosse assim nunca teríamos sonhado ! Mas antes de tudo, que você saiba que tem um aliado, ele se chama Tempo é teu melhor amigo. Só ele pode te dar todas as certezas do amanhã... A certeza que você realmente amou... A certeza se realmente foste amado..."
Esqueça tudo, e apenas sinta! Não procure perfeição porque vai achar ilusão; apenas não procure... deixe que tudo acontece ao seu tempo, apenas sinta o aqui e agora do amor e viva esse momento; sem medo de sentir, sem pensar "e se...", sem racionalizações dos sentimentos(Recebi de um amigo, e resolvi postar).







sexta-feira, 21 de outubro de 2011

*Esqueço...!!

 
Esqueço minhas derrotas... Meus momentos tristes.. 
Minhas fraquezas, e minhas incertezas. 
Deixo pra traz o que e  quem me fez mal. 
Vou em busca de quem me faz bem. 
Não deixo o sofrimento ser um ritual... 
Não deixo abater-me por ninguém. 
Já sofri calada... Já expus minha felicidade!! 
Não sofro por não ser amada... Apenas não sobrevivo a falsidade. 
Hoje vivo a realidade.  
Não pense que as coisas são impossíveis 
e nunca desista de lutar todos os dias 
Lembre-se sempre: quando o outono 
derruba uma flor, a primavera coloca 
outra no lugar!!! A vida sempre segue seu curso.
Não importa o que eu faça, ela segue sem importa-se com o que eu faça. ela somente está a passar...Eu é que so responsável pelos meus dias, meus atos e minhas escolhas. Por isso, não deixo que me tire a alegria de viver, de estar bem comigo e ser feliz a minha maneira. Pois, nestes meus 49 anos aprendi que... Primeiro temos que ver-nos como somos, gostar e aceitarnos como estamos, e sermos felizes como o que temos, e podemos. E assim sigo minha vida!! vem comigo...Vem ser feliz tambem!!

*Qual Direção Seguir...??



Caminhei por anos num imenso deserto.
Meus pés ficaram cheios de bolhas. 
Não encontrei nada nem ninguém.
Estava num imenso universo dentro de uma esfera quente.
Quente e escaldante intitulada planeta terra.
Mas continuava ainda em meio do nada
.
Estava apenas tentando seguir meu destino.
Confesso! 
Muitas vezes desajeitada e sem rumo.
Agindo quase sempre pelo coração. 
Muitas vezes silenciando a razão.
E o tempo foi passando, o dia escurecendo.
Em troca do Sol ganhei a companhia da singela Lua.
E o deserto foi ficando gelado.
Naquela noite a Lua parecia solitária, havia feito um pacto com o imperador Sol.
O de se encontrarem apenas uma vez de tempos em tempos.
Dois solitários num imenso e gelado deserto.
O solitário deserto da vida.
Mas para confundir chegou o impulsivo e sorrateiro amor.
Lua e eu trocamos olhares.

Tenho que confessar!
Estava novamente apaixonada.
E foi neste descuido que aproveitei para descansar.
E sonhei com meu primeiro beijo.
Aquele beijo quase que sem jeito, todo apaixonado.
Nos tempos de hoje impossível de acontecer.
E por um instante o tempo parou.
O coração havia congelado o senhor da razão.
Acordei com aquele sentimento de como tudo poderia ter sido diferente.
Mas por algum motivo, ainda bem que não foi.
Caso contrário não teria me apaixonada.
Então novamente pergunto.
Qual direção seguir, para que lado caminhar?
Sinceramente não sei!
Só sei que vou seguir do seu lado.
Na direção do Sol em busca do amor.
Te amo muito...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

*O Carinho...



O carinho é um sentimento puro, livre de qualquer intenção ele simplesmente acontece quando temos o afeto em nosso coração. Esse sentimento  leva-nos a acariciar muitas vezes apenas com um olhar aqueles que verdadeiramente respeitamos e cuidamos. Carinho é cuidado, carinho é uma forma de expressarmos nossa consideração por alguém. Não deixe de transmitir, muito menos de sentir carinho por aqueles que te renovam todos os dias, por aqueles que vibram pelo teu sucesso, por aqueles que preocupam-se contigo, por aqueles que  querem sempre o melhor. O carinho nada mais é que a demonstração de gratidão pela existência de pessoas que nos querem bem. Reaja sempre positivamente ao carinho que receber de quem quer que seja, isso só lhe fará bem. Não jogue fora a dádiva de receber e doar carinho, assim estará compartilhando sempre o melhor de ti, o melhor de tua essência. Sabemos que uma demonstração de carinho diz mais que muitas horas de palavras. Doe-se carinhosamente todos os dias. Este sentimento faz parte da tua existência. Procure utiliza-lo mais em tuas relações afetivas e de amizades. Todas as pessoas sem exceção esperam um ato de carinho. Pense Nisso...Sinta por ti  o meu carinho...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

*Cheios de Vazio...!!

Mais de 100 pares de sapatos e ela não encontrava um que servisse para aquela festa. Vinte ternos e ele estava achando todos uns lixos. Geladeira cheia e ele bate a porta por não encontrar uma coisa gostosa. Remédio com tarja preta e receita e ele não consegue dormir. Carro zero Km e ela não sabe para onde ir.
Casa de praia sempre fechada, amigos só se convidar... Celular último tipo. DVD, Karaokê, Notebook, Câmera digital, Vídeo Game com jogos de última geração. E muita, muita insatisfação.
As pessoas estão se enchendo com todo tipo de coisa (não que isso seja pecado!) para suprir o vazio. E nada o preenche!
Vão ao supermercado na espera de encontrar felicidade nas prateleiras, mas volta frustrado, com o carro cheio e a alma vazia.

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte”. Provérbios 14:12

HÁ MUITOS POR AÍ CHEIOS DE VAZIO... Nunca o homem teve tantas possibilidades de acesso a Deus. E nunca ficou tão distante como agora, apesar de tanta divulgação do Evangelho: tantos templos, tantas religiões, tantas definições e ideologias - mesmo assim - o homem se afasta cada vez mais do seu Criador.
Por isso a carência afetiva, as doenças nervosas, a violência que se espalha, o consumismo que gera as diferenças sociais tão brutais. Nada sacia o homem, quanto mais acumula, mais cheio de vazio fica.
DEUS é amor e também: justiça, relacionamento, provisão, sabedoria; onipresença, onisciência, onipotência. DEUS é pai!
E você é filho ou criatura? O filho faz parte da herança, sabe a vontade do Pai, sabe os ensinamentos do Pai e procura estar alinhado a eles. O filho chora e se alegra na presença do Pai, não tem segredos nem medos, porque sabe que o Pai é o norte de sua vida.
A criatura é resultado do amor de Deus, criado à imagem e semelhança; mas não participa das coisas no reino, não conhece a Palavra de Deus, está separado de Deus. Precisa de Salvação através de Jesus Cristo.
Na verdade todos os seres viventes são criaturas até receberem a salvação através de Jesus Cristo. É possível ter benefícios do Pai, sem ser filho? Reflita qual sua relação com este Deus Pai!
Não seja mais um por aí. Não seja menos um fora do reino: "Quantos gritam onde está Deus?" porque estão cegos pelo orgulho que não permite ver que Ele nunca se ausentou, sempre esteve presente, no dia a dia, na família dando livramento de situações que nem se pensou a respeito?
Viver é o maior MILAGRE que temos a cada dia!
“Pai, em nome de Jesus, remove todo vazio da minha vida, permita que eu seja cheio do teu Espírito Santo, que seja confiante nas promessas de amor, paz, justiça conforme está escrito em tua Palavra. Permita-me participar do teu reino e ser chamado filho de Deus! Amém!”

sábado, 15 de outubro de 2011

*Seja Feliz Consigo!!




"As pessoas tentam passar dicas, formas e fórmulas para a felicidade.
Eu particularmente, não creio e nem sigo regras para ser feliz.
Para mim, a felicidade, o bem estar, estão dentro de cada um. Cada ser é feliz á sua maneira. Há pessoas que somente serão felizes, se comprarem um carro novo...Outras, se comprarem a casa própria...Outras que sentir-se-ão felizes, se ganharem na loteria. Bem, como dissera antes, cada um tem sua maneira de sentir-se feliz. Para mim, um dos maiores segredos para estarmos sempre bem e felizes...É que primeiro temos que ver-nos como somos...Gostar e aceitar-nos como estamos...E sermos felizes com o que temos e podemos. Algumas pessoas passam todo o tempo buscando algo, que está dentro de si, mais, que não tem a sensibilidade de perceber isso, por que para ela, a felicidade está nas coisas e não nela mesma. A felicidade é um estado de espírito. Estamos ou não, sentimos ou não. Podemos ter carro importado, casa na praia e no campo, uma bella quantia no banco, iates, aviões e de repente descobrirmos que falta algo...E este algo, garanto que é  felicidade, o bem estar, a paz de espírito, que muitos sequer a conhecem, pois, é uma paz verdadeira, suave, algo que não deprime, não entristece, não lamenta. Então, para cada pessoa, a sua felicidade, está aonde ela coloca. Num cigarro, num copo de bebida, num corpo oposto, numa situação contrária a sua. Mas, quando olhamos para dentro de nós, e vamos lá no fundo, no âmago, lá aonde quase não alcançamos, vemos que a felicidade precisa de tão pouco...Ela é tão simples, tão meiga, tão delicada, quanto o olhar sereno de um bebê, e um inocente sorriso de uma criança. Ela é tão sublime quanto o Amor de Deus, e tão forte, quanto o querer do nosso coração. A Felicidade não pode, ou pelo menos não poderia, estar relacionada a outra, ou outros. Nada, nem ninguém será capaz de fazer-me feliz, se eu comigo não estiver feliz. Se eu não gostar de mim, se eu não amar-me como sou e aceitar-me como estou. Primeiro amor é meu. Sou eu. Depois, eu posso amar, distribuir amor, alegria, sorrisos, ser e estar feliz e assim, fazer feliz quem andar comigo. Somente posso dar o que tenho...Oferecer o que posso...E ser...O que realmente sou!! Sonhar possível...Sonhar e poder realizar. O segredo de nossos sonhos, está em sonharmos o que podemos realizar...Senão vai sempre ficar a tentativa de alcançar, de realizar, e se é impossível...Não conseguiremos. O tempo vai passar e nada vamos viver...E automaticamente virá a frustração e por consequencia... Tornar-se-á infeliz. Queira o possível, sonhe o que possa realizar, seja feliz com o que tens. Seja feliz consigo!!"



 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

*Quem és Tu...??





Que sentimento é este, que somente cresce, que grita teu nome, mais, você não responde...Quem és tu, que habita em meu pensamento, toma conta do meu ser, e já não sei mais estar sem ti.?? Que perfume é este que invade meu quarto no meio da noite, e traz para dentro de mim o teu cheiro...? Que saudade é esta que sinto, e sequer sei quem és tu?? Como posso querer-te assim...?? De onde vens...?? Para onde vais...?? O que queres de mim, com este silencio que consome os meus dias...Que faz delirar, ao tentar imaginar-te...?? Que vontade é esta de estar em teus braços, olhar em teus olhos, ver-me neles, e assim, enxergar tua alma...?? De sentir os teus lábios, sentindo neles a vida, tendo como alimento o teu beijo...??Que és tu, que incendeia-me de amor, que faz ouvir-me tua voz, sem nada teres dito, que faz-me  sentir o teu toque, sem teres aqui estado, que faz-me sentir-te em mim...Se nem sei se tu existes...És sonho...?? Imaginação...?? Desejo...??Quem és tu...?? Roubastes-me a paz, deixastes-me em saudade, faz-me querer-te mais e de ti nada sei...Aliás...Quem és tu??

terça-feira, 11 de outubro de 2011

*Bom é Ter Amigos...!!




Bom é ter amigos e receber este carinho que aqui recebo. A vida é feita de momentos. Vamos somando cada um e logo vão formando-se histórias que as vezes emocionam fazendo sorrir, outras vezes fazendo chorar, mais, cada uma com seu brilho, sua intensidade e seu desfecho(enredo). São com as pequenas coisas, os mais simples gestos que alcançamos o coração de alguém. O prazer da vida, o sabor do viver, está em cada dia olharmos para nós, e descobrirmos o que queremos para aquele dia. Se estar bem, ou estar mal, feliz, ou infeliz, chorando ou sorrindo, murmurando ou agradecendo. Eu opto por sorrir, por ser otimista, por ser feliz, por estar bem. Não importa se tenho contas a pagar e o dinheiro fora curto, se tenho um problema que está com difícil solução, se não tivera uma boa noticia do gerente do meu banco, se algum amigo, magoou-me ou decepcionou-me... Não importa se uma relação acabou, ou nem começara, e logo fez-me sofrer, mesmo assim, eu opto por mim..Eu sou a pessoa mais importante pra mim. Primeiro amo-me!! Para depois oferecer amor a alguém. Primeiro tenho que estar bem, para fazer bem a alguém, devo estar sentindo-me feliz, para exalar esta felicidade e alcançar alguém.Tudo deve acontecer primeiro comigo. Não posso oferecer o que não tenho. Não posso ser o que não sou. Não posso esperar nada de alguém, se nada tenho para oferecer...Um ombro, um colo, um sorriso, um oi, olá, como vai?? Tudo tem que vir de mim. Mas, vir com serenidade, sinceridade, com amor.  Para estar, alcançar o coração de alguém, tenho que ser sincera, intensa, inteira.As vezes Deus permite-nos certas situações, para podermos crescer, aprender, e valorizarmos a vida, o ser, o viver. Mas, quase sempre como nosso orgulho, arrogância,altivez, prepotência, perdemos o melhor. Por que queremos que as pessoas sejam...Doem-se...Estejam...Mas, nós, nada temos para oferece-las, a não ser o nosso mau humor, nosso mal-estar, nossa infelicidade e  acabamos por afastá-las sem se quer darmos conta, e ainda assim, as culpamos. Falta de humildade. Isso, está assolando a vida das pessoas. Falta de querer mudar, querer enxergar-se e mudar o que deve e precisa ser mudar. O outro tem que entender, compreender, aceitar e pronto!! Eu sou assim!! Quem quiser é assim!! E a vida não é isso. Viver é fazer concessões, é abrir mão do orgulhos, da vaidade, e da mediocridade que por vezes instala-se em nosso interior, tornando-nos, pessoas chatas, vulneráveis, e muitas vezes, solitárias. Vale a pena sempre fazermos um check-up interior e vermos quais doenças, estão impedindo que sejamos felizes e vivamos bem conosco e com o próximo. Do meu para o teu coração. Uma Boa Vida pra ti!! Eu sou feliz por você existir e estar em minha vida na forma de Anjo-Amigo!! Beijo em teu coração.

sábado, 8 de outubro de 2011

*Deus Dar-te o Alívio...

Sabe aquele sentimento apertado dentro do seu coração, que machuca e é tão pesado que não te deixa fazer nada durante todo o dia?
Você não consegue parar de pensar que é tarde demais para mudar. Sua própria voz interior se volta contra você, dizendo: “Agora está feito. Acabou. É quase impossível fazer qualquer coisa!”
Ir para o trabalho é um tormento, sorrir para alguém parece impossível, se levantar da cama é simplesmente difícil demais. Se apenas pudéssemos refazer ou apagar completamente o passado!
Mas o que está feito, está feito, e agora você se sente como se nunca mais pudesse ser a mesma pessoa novamente. O exercício constante de “tentar e falhar” o desanima de tentar novamente. Isso faz com que tenha uma imagem negativa de si mesmo.  Você se convence de que qualquer esforço será em vão e que nunca mudará.
Você já teve esses sentimentos? Então pare um pouco e medite:
Quando Deus criou tudo, Ele foi muito específico sobre a criação do dia e da noite. Ele poderia ter criado somente o dia, não poderia? É muito mais conveniente para a maioria das pessoas, além de ser mais seguro. Contudo, Deus, inteligentemente, escolheu criar o dia e a noite. Há muitas razões para isso, mas uma das mais alegres é que cada manhã pode ser um novo começo!
Sempre haverá um novo dia, mesmo depois de uma longa noite.  E a misericórdia de Deus se renova a cada manhã – já pensou nisso? Entende agora a novidade de vida que você pode ter com Deus?
Enquanto algumas pessoas não lhe dão nem ao menos uma segunda chance, Deus lhe dá uma terceira chance... quarta... quinta! Para Ele, não importa o que você tem feito, sido ou dito. Ele não é como a maioria das pessoas, que vive relembrando o que você fez de errado.
Embora não aprove, Deus entende o porquê de suas atitudes, de seu comportamento e de suas palavras. Tudo o que Ele quer de você é que deixe o seu passado para trás e comece uma nova vida com Ele. Não é assim tão difícil – pense nisso!
É como se você apagasse todo um capítulo do seu livro e escrevesse um novo, partindo do zero. Talvez você já tenha tentado começar tudo de novo, mudar e fazer as coisas de forma diferente, mas nunca conseguiu ser bem-sucedido.
 A resposta é: Você não pode fazer tudo sozinho. Mesmo com toda a determinação que há dentro de você, parece simplesmente impossível perdoar a si próprio, não é? Mas Deus está sempre pronto a perdoá-lo!
Deus tem uma nova vida pra você, vida de alegria, de abundância, de unção do Espírito Santo.
Deus tem um novo “vinho” para você, mas não se pode pôr vinho, o vinho novo com o vinho velho. Primeiro tem que se esvaziar o velho e neste processo você se sente vazio, oco, sem sentido, tem que esvaziar e nem pode por o vinho novo em odres velhos.
A Bíblia nos ensina não só a receber vinho novo, mas a prepararmos odres novos. Um vinho fino com grau certo de fermentação pode estourar um odre velho. O vinho novo é poderoso e essencial para sua vida.
Nós resistimos a mudanças. Mudar dá trabalho, cansa, tira o sossego e assusta. Acomodamo-nos a determinadas situações e condições pelo medo do desconhecido. Porém, para que determinadas coisas aconteçam em nossas vidas além da coragem e determinação é preciso muita ousadia.
Deus é Deus de coisas novas, e a cada manhã pode trazer isso para sua vida. Novas revelações, novas experiências, nova vida.
Deixe a vida de rancor, de murmuração, de crítica, de falta de tempo, de ansiedade, de religiosidade, de fofocas, de mentiras, de enganos, de falta de perdão.
Deus tem novidade de vida para você nesta manhã... nesta nova semana que está se iniciando.
É tempo de alegria, liberdade e gozo no Espírito Santo.
Deus te abençoe!


*Eu...


A menina que cresceu e tornou-se mulher,que é mãe, amiga, companheira, cúmplice.  Que deixou de acreditar em conto de fadas, e que  acredita que só o amor vence as dificuldades e ultrapassa as barreiras mais difíceis da vida. Aquela que não gosta de amor impossível ou irreal, mas sim do amor que  fortalece, amor amigo, sincero, leal, íntegro, que incentiva e  dá ânimo para vencer a tristeza, e superar obstáculos. A mulher que erra bastante,que as vezes acaba magoando pessoas que gosta muito, mais, que sabe reconhecer e pedir desculpas. Uma mulher que chora, sorrir, que abraça, afaga, que acredita no amanhã e  não desiste dos seus ideais nem de seus sonhos...
Não olhe para mim e tire conclusões precipitadas pela minha aparência ou pelo meu modo de pensar. Posso ser chata, enjoada, complicada, problemática, extressada algumas vezes...Mas, acredite, sou humana, sou gente que erra e aprende com os erros , e sempre procura não repeti-los. Não se conhece uma pessoa pelo seu "jeito" pelo modo que que a olhamos, mais, sim pela essência, pelas atitudes, gestos,gostos e maneira de ser e portar-se diante de si e dos outros. Não julgue-me...Conheça-me!! Não faça um juízo por pouco tempo de amizade, porque a verdadeira amizade é aquela que tem um começo mas nunca um fim. Posso estar certa de que tenho amigos, e são eles que fortalecem-me  e  dão-me forças para prosseguir. A vida é cheia de barreiras para  ultrapassarmos, mas o caminho que construí pela estrada da vida deixou-me mais forte. E...hoje posso olhar-me no espelho e ver que não deixei rastros ruins por onde passei !!! Somente posso ter decepcionado pessoas que esperaram de mim a perfeição. E perfeita nunca fui, não sou e jamais serei. Sou apenas uma mulher com sonhos, com o coração cheio de Amor, a alma transbordando de carinho e com uma vida para ser vivida ao lado de alguém que ame e queira ser amado. Tenho sonhos, mais não sou sonho...Sou real...
Ah...E a diferença entre eu e a Cinderela???
Ela é conto de fadas .. Eu sou real..e o meu  encanto não termina a meia noite!! 
 






*Busca...




BUSQUEI A TEMPOS UM REFUGIO, ONDE EU PUDESSE SER O QUE QUISESSE.
BUSQUEI UMA FORTALEZA ONDE ME SENTISSE PROTEGIDA...
ENCONTREI '' VOCÊ''
COM ESSE DOCE OLHAR , PURO ENCANTAMENTO,QUE ME FEZ PERDER NOS PENSAMENTOS,VIAJAR POR MUNDOS IRREAIS,
ONDE SÓ EU SEI...
ONDE SÓ EU VOU...
ONDE NINGUÉM ME PROÍBE...
ONDE NINGUÉM IMAGINA....
SOU COMO EU QUERO SER , A PRINCESA, A AMADA, A ÚNICA, A AMANTE....
REFUGIO? TALVEZ NÃO,
SONHO? QUEM SABE
DESEJO? DE CERTO QUE SIM,
REALIZAÇÃO????
QUEM PODE DIZER !!!! UMA INCÓGNITA... 

*Vontade de Um Abraço...!!


De repente deu vontade de um abraço… 

Uma vontade de entrelaço, de proximidade… 
de amizade… sei lá… Talvez um aconchego amigo e meigo, que enfatize a vida e amenize as dores… Que fale sobre os amores, seja afetuoso e ao mesmo tempo forte. Deu vontade, de poder ter saudade de um abraço. Um abraço que eternize o tempo e preencha todo espaço… 
Mas que faça lembrar do carinho, que surge, devagarinho, da magia da união dos corpos, das auras… sei lá. Lembrar do calor das mãos, acariciando as costas a dizer: - Estou aqui! 

Lembrar do enlaçar dos braços, envolventes e seguros, afirmando: – Estou com você!. Lembrar da transfusão de forças, ou até da suavidade do momento… sei lá… Então,pensei em como chamar esse abraço: abraço poesia, abraço força,abraço união,  abraço suavidade,abraço consolo e compreensão, abraço segurança e justiça, abraço verdade, 
abraço cumplicidade? Mas o que importa é a magia deste abraço! A fusão de energias, que harmoniza, integra o todo e se traduz no cosmos, no tempo e no espaço… Só sei que agora deu vontade desse abraço. Um abraço que desate os nós,  transformando-os em envolventes laços.  Que sirva de colo, afastando toda e qualquer angústia. 
Que desperte a lágrima de alegria, e acalme o coração… Um abraço que traduza a amizade, o amor e a emoção…. E para um abraço assim , Só consegui pensar em você!  Nessa sua energia, nessa sua sensibilidade,  que sabe entender o por quê, dessa minha vontade. Pois então: 
Dá logo este abraço!! 

*O Que Somos...??




Há momentos na vida em que somos pássaros.
Queremos voar, mas nossas asas são curtas e não nos permitem chegar além do horizonte.
O que podemos está sempre aquém do que desejamos.
Há momentos na vida em que temos longas asas. Podemos alçar extensos voos, mas nossos limites são determinados pelo peso das bagagens que a vida nos dá.
São malas que atendem por diversos nomes: Bom senso, juízo, medo.
Há os que se livram de seu peso e conseguem voar muito alto. 

Alguns atingem destinos fantásticos; muitos conhecem o sabor do desastre.
Mas há momentos na vida em que deixamos de voar. É quando nos tornamos árvores, quando nos percebemos enraizados a terra, presos no espaço e no tempo.
Não nos damos conta desta mudança, que nos tira as asas e nos empresta galhos e ramos. Apenas descobrimos que somos assim.
Mas quando deixamos de procurar a luz, ou desistimos de cavar em busca de energia, paramos de crescer. Mas não há árvores assim.
As árvores perseguem seu destino, que é crescer e se alimentar. 

Assim como há pássaros que só buscam voar.
Saber o momento do voo ou o instante de se enraizar é a grande sabedoria humana.
Saber viver intensamente o momento de polinizar as flores, ou o momento de deixar ao vento e a chuva que espalhem nossas sementes, eis o destino da vida.
Se você é pássaro, voe em busca de seu sonho.
Se você se descobriu árvore, cresça o mais alto que puder e deixe a terra cuidar de suas sementes.

*As Vezes...


Às vezes é preciso aprender a perder, a ouvir e não responder, a falar sem nada dizer, a esconder o que mais queremos mostrar, a dar sem receber, sem cobrar, sem reclamar. Às vezes é preciso respirar fundo e esperar que o tempo nos indique o momento certo para falar e então alinhar as ideias, usar a cabeça e esquecer o coração, dizer tudo o que se tem para dizer, não ter medo de dizer não, não esquecer nenhuma ideia, nenhum pormenor, deixar tudo bem claro em cima da mesa para que não restem dúvidas e não duvidar nunca daquilo que estamos a fazer.
E mesmo que a voz trema por dentro, há que fazê-la sair firme e serena, e mesmo que se ouça o coração bater desordeiramente fora do peito é preciso domá-lo, acalmá-lo, ordenar-lhe que bata mais devagar e faça menos alarido, e esperar, esperar que ele obedeça, que se esqueça, apagar-lhe a memória, o desejo, a saudade, a vontade.
Às vezes, é preciso partir antes do tempo, dizer: aquilo que mais se teme dizer, arrumar a casa e a cabeça, limpar a alma e prepará-la para um futuro incerto, acreditar que esse futuro é bom e afinal já está perto, apertar as mãos uma contra a outra e rezar a um Deus qualquer que nos dê força e serenidade. Pensar que o tempo está a nosso favor, que a vontade de mudar é sempre mais forte, que o destino e as circunstâncias se encarregarão de atenuar a nossa dor e de a transformar numa recordação ténue e fechada num passado sem retorno que teve o seu tempo e a sua época e que um dia também teve o seu fim.
Às vezes mais vale desistir do que insistir, esquecer do que querer, arrumar do que cultivar, anular do que desejar. No ar ficará para sempre a dúvida se fizemos bem, mas pelo menos temos a paz de ter feito aquilo que devia ser feito. Somos outra vez donos da nossa vida e tudo é outra vez mais fácil, mais simples, mais leve, melhor.
Às vezes é preciso mudar o que parece não ter solução, deitar tudo a baixo para voltar a construir do zero, bater com a porta e apanhar o último comboio no derradeiro momento e sem olhar para trás, abrir a janela e jogar tudo borda-fora, queimar cartas e fotografias, esquecer a voz e o cheiro, as mãos e a cor da pele, apagar a memória sem medo de a perder para sempre, esquecer tudo, cada momento, cada minuto, cada passo e cada palavra, cada promessa e cada desilusão, atirar com tudo para dentro de uma gaveta e deitar a chave fora, ou então pedir a alguém que guarde tudo num cofre e que a seguir esqueça o segredo.
Às vezes é preciso saber renunciar, não aceitar, não cooperar, não ouvir nem contemporizar, não pedir nem dar, não aceitar sem participar, sair pela porta da frente sem a fechar, pedir silêncio, paz e sossego, sem dor, sem tristeza e sem medo de partir. E partir para outro mundo, para outro lugar, mesmo quando o que mais queremos é ficar, permanecer, construir, investir, amar.
Porque quem parte é quem sabe para onde vai, quem escolhe o seu caminho e mesmo que não haja caminho porque o caminho se faz a andar, o sol, o vento, o céu e o cheiro do mar são os nossos guias, a única companhia, a certeza que fizemos bem e que não podia ser de outra maneira. Quem fica, fica a ver, a pensar, a meditar, a lembrar. Até se conformar e um dia então esquecer."